Ransomware

Mantendo nosso compromisso de informar sobre o que está acontecendo no mercado de tecnologia, divulgamos estas informações de vital importância para a segurança da informação de sua empresa e proteção contra ransomwares.

Ransomware é um tipo de ameaça surgida recentemente que restringe o acesso ao sistema e arquivos e exige um “resgate” para que o acesso seja restabelecido. Essas ameaças são altamente complexas e não possuem mecanismos eficientes de detecção por nenhum fabricante de antivirus. Já atuamos na recuperação de dados em diversas situações de contaminação por ransomware e o processo é complexo, arriscado e não oferece garantia de recuperação dos dados.

Ameaças complexas como esta requerem uma estrutura de segurança com múltiplas camadas de proteção. Não é suficiente confiar somente no antivirus, seja ele de qual fabricante for.

A segurança da informação é uma responsabilidade de todos. Por isso não pode ser deixada a cargo apenas das ferramentas instaladas no computador. Preste atenção aos seguintes cuidados:

- Dispositivos móveis já são responsáveis por um grande número de contaminações por malwares. Além disso, podem ser perdidos ou roubados. Tenha cuidado com os dados que são armazenados neles e lembre-se que eles requerem os mesmos cuidados de backup e segurança que um computador.

- A principal forma de disseminação de ameaças é por e-mail. Dedique atenção especial às mensagens que recebe e se elas vem de remetentes confiáveis, não contém links ou anexos suspeitos.

- Cuidado ao utilizar pendrives ou outros dispositivos removíveis. Sempre verifique-os com antivirus antes de abrir o conteúdo.

- Cuidado ao navegar na Internet. Muitos sites hospedam ameaças prontas para serem instaladas. Desconfie de sites que pedem permissão para instalar componentes ou executar conteúdo no computador.

- Segurança é uma responsabilidade de todos. A eficácia das ferramentas de segurança é totalmente comprometida se não temos um comportamento seguro e executamos conteúdo malicioso no computador.

Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas. Ligue e informe-se.

Os links a seguir contém mais informações sobre o assunto:

Explicando a ameaça:
O que fazer quando infectado: